O Gravíssimo tem como característica os arranjos para a formação e a abertura para o improviso. Trata-se de um quarteto de contrabaixos que para aumentar as possibilidades de timbres também são acompanhados por um piano, Ana Azevedo, e uma bateria, André Tandeta em parte do repertório.
O Rio de Janeiro é um “celeiro” de contrabaixistas excelentes, muitos deles tendo formação clássica e jazzística. O Gravíssimo Bass Ensemble é o resultado de três anos de trabalho dos contrabaixistas Lipe Portinho e Augusto Mattoso, ambos vindos desse tipo de formação híbrida – jazz/clássica. Hoje na formação de quarteto o grupo é liderado pela jovem Lise Bastos e o experiente Tarcísio Silva.
Nos concertos tocam música brasileira instrumental, jazz, baladas e muita música “à capela”, só com os contrabaixos, afirmando a posição de ensemble. O timbre resultante dos arranjos tanto só para contrabaixos como acompanhados por piano e bateria é totalmente inusitado. O Gravíssimo Bass Ensemble é sem dúvida o grupo de câmera mais surpreendente dos últimos tempos.
Augusto Mattoso (contrabaixo)
Lipe Portinho (contrabaixo)
Lise Bastos (contrabaixo)
Tarcisio Silva (contrabaixo)
Ana Azevedo (piano)
André Tandeta (bateria).


Nenhum comentário:
Postar um comentário