quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quinta, dia 31 - 7º dia - na Casa de Rui Barbosa


HAMLETO STAMATO TRIO – SPEED SAMBA JAZZ 4 

Diz o antigo ditado que “Quem é bom, já nasce feito”. Esse dito popular aplica-se perfeitamente
ao pianista Hamleto Stamato, que está lançando pela Delira Música o quarto volume da série
SPEED SAMBA JAZZ, com seu esplêndido trio completado pelos seus fiéis companheiros
de várias jornadas Ney Conceição (baixo) e Erivelton Silva (bateria), com o violonista Leo
Ortiz como convidado em “Temalu”, uma das composições de Hamleto. Pianista, compositor
e arranjador reconhecido internacionalmente, cuja trajetória é marcada pela consistência,
qualidade, criatividade e talento, Hamleto é um dos nossos músicos mais festejados e
respeitados, marcando presença nos palcos e casas noturnas brasileiras e estrangeiras. Nesta
realização, ao lado de Ney e Erivelton, dois dos mais talentosos músicos da nova geração,
desenvolveu-se com eles um entendimento invejável, tocando, pensando e interagindo como uma
única célula.

Com seu estilo fluente, de grande técnica e criatividade, Hamleto oferece um recital dos mais
expressivos tocando 10 temas, incluindo os standards “Softly as in a morning sunrise”, “Close
your eyes” (este com generosas doses do ritmo samba-jazz), “If I Were A Bell”, “The Look
of Love”, “If I Should Loose You”, “Seascape” (de Johnny Mandel), além de “The Dolphin”
(do saudoso pianista Luiz Eça), “Meditação”, (uma das melhores peças de Tom Jobim), e suas
composições “Temalu” e “Na Lapa”. Desnecessário salientar que o balanço coletivo é uma
constante de ponta a ponta, gerando climas efervescentes em diversas interpretações, fazendo jus
ao título do CD “Speed Samba Jazz”. Deve-se lembrar que Ney Conceição brilha intensamente
em “Close your eyes” e Erivelton Silva é um dínamo em constante ebulição, dando valiosas
contribuições para o sucesso do CD.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quarta, dia 30 - 6º dia - GRAVÍSSIMO no teatro 2 do CCBB as 12h30


O Gravíssimo tem como característica os arranjos para a formação e a abertura para o improviso. Trata-se de um quarteto de contrabaixos que para aumentar as possibilidades de timbres também são acompanhados por um piano, Ana Azevedo, e uma bateria, André Tandeta em parte do repertório.
O Rio de Janeiro é um “celeiro” de contrabaixistas excelentes, muitos deles tendo formação clássica e jazzística. O Gravíssimo Bass Ensemble é o resultado de três anos de trabalho dos contrabaixistas Lipe Portinho e Augusto Mattoso, ambos vindos desse tipo de formação híbrida – jazz/clássica. Hoje na formação de quarteto o grupo é liderado pela jovem Lise Bastos e o experiente Tarcísio Silva.
Nos concertos tocam música brasileira instrumental, jazz, baladas e muita música “à capela”, só com os contrabaixos, afirmando a posição de ensemble. O timbre resultante dos arranjos tanto só para contrabaixos como acompanhados por piano e bateria é totalmente inusitado. O Gravíssimo Bass Ensemble é sem dúvida o grupo de câmera mais surpreendente dos últimos tempos.
Augusto Mattoso (contrabaixo) 
Lipe Portinho (contrabaixo)
Lise Bastos (contrabaixo)
Tarcisio Silva (contrabaixo)
Ana Azevedo (piano)
André Tandeta (bateria).

Domingo dia 27 - 5º dia - Augusto Mattoso Trio no MAM as 11h30


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sábado, dia 26 - 4º dia - Adriano Souza Trio no Hebraica as 18h


O pianista Adriano Souza, que já tocou com J.T. Meirelles, Eduardo Neves, Hélio
Delmiro, toca composições de grandes mestres da música da música brasileira tais
como : Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, Chico Buarque , Baden Powell e
Johnny Alf . Dentro do formato de trio ( piano, baixo e bateria ), e com muito espaço
para improvisação, o show, além de standards americanos, inclui as músicas :
Acontece ( Cartola )
Dindi
Olha Maria
A flor e o espinho
Rapaz de bem
Um chorinho em Cochabamba ( Eduardo Neves )

domingo, 20 de janeiro de 2013

Quarta, dia 23 - 3º dia - TUTTI no teatro 2 do CCBB as 12h30


Tutti

O Grupo Tutti surgiu da idéia de se fazer um tipo de música que englobasse tanto o Jazz quanto a música erudita. Embora aparentemente díspares esses estilos têm muitos pontos em comum. A improvisação, por exemplo, que é uma característica do Jazz, durante séculos fez parte da música erudita, pois na época de Bach e também na de Mozart todas as cadências dos concertos eram improvisadas pelos solistas, prática que só começou a perder terreno por volta de 1800.  Além disso, o Jazz no seu início foi fortemente influenciado pela música erudita européia, tanto na estrutura harmônica do Blues quanto na sofisticação posterior das harmonias, ouvidas pela primeira vez nas peças dos impressionistas Debussy e Ravel.


Atualmente, caminhamos cada vez mais para um processo de integração musical, onde a admiração entre grandes músicos de estilos diferentes é mútua. Leonard Bernstein ("West Side Story"), Andre Previn, George Gershwin e mesmo Stravinsky com seu "Ebony Concert" são músicos "eruditos" que tocaram ou flertaram com o Jazz, e como exemplo contrário podemos citar os irmãos Winton e Brandford Marsalis, Chick Corea e Keith Jarret, entre outros.


Um dos melhores exemplos desta combinação de estilos é a conhecida peça Suite para Flauta e Jazz Piano, de Claude Bolling, onde o compositor alterna melodias barrocas com o improvisos jazzísticos. Além desta suíte, incluída no repertório do quarteto, os músicos apresentarão peças de Granados, Bach, Chopin e outros com arranjos de Claus Ogerman, gravados por Bill Evans no CD Bill Evans Trio with Symphony Orchestra, e ainda inéditas nos palcos brasileiros. Também serão apresentados arranjos dos integrantes do grupo para peças de Bach, Cláudio Santoro e Villa-Lobos, entre outros. Com repertório sofisticado e muito pouco executado no Rio de Janeiro, o Quarteto Tutti - formado pelos músicos Ana Azevedo (piano), Daniel Garcia (sax), Lipe Portinho (contrabaixo acústico) e André Tandeta (bateria) - apresenta um show único e sem preconceitos onde a boa música prevalece.

 

“O grupo Tutti cria uma abordagem jazzística de obras do repertório de concerto, cujas releituras abrem espaço para o improviso instrumental. Fiquei fascinado ao ouvir minha “Canção do Porto”, que já revela a influência da estética jobiniana, desdobrar-se em belíssimos solos do saxofone de Daniel Garcia e do piano de Ana Azevedo, acompanhados por Lipe Portinho, no baixo acústico e André Tandeta, na bateria. Os arranjos, de muito bom gosto, ampliam os temas originais e destacam aspectos inauditos, com destaque para “Acalanto da rosa”, de Cláudio Santoro e o tema do Largo da Sinfonia n. 9, de Dvorak. O grupo Tutti transita com grande competência e força expressiva entre a música clássica e o jazz, naquele campo lúdico, propício às experimentações, que se convencionou chamar de “cross-over “.”

 

João Guilherme Ripper

Compositor e Diretor da Sala Cecília Meireles


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Domingo dia 20 - 2º dia - CORDA no MAM as 11h30



Os dois casais de músicos Nikolay Sapoundjiev (violino) e Emília Valova (cello), mais Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo) convidaram o baterista André Tandeta para recriar a obra do grande mestre Astor Piazzolla.

O repertório foi adaptado do Quinteto original para a formação de Corda por Ana Azevedo e Lipe Portinho, dois conhecidos arranjadores cariocas que estão a frente de grupos como o: Tutti, Gravíssimo Bass Ensemble e Orquestra de Bolso.

O resultado é um show de mais de uma hora da melhor música porteña, no repertório entram jóias como: As “Estaciones Portñas”, “Adios Noniño”, “Oblivion”, “Muerte Del Angel”, entre muitas outras.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013




Começamos com o pé direito o III Rio Jazz Festival no CCBB, Teatro 2, hoje, dia 16 de janeiro de 2013.
O mundo não acabou e o Festival apenas começou com Daniel Garcia e Ronaldo Diamante Quarteto.


1) 16 JANEIRO - Quarta-Feira- 12h30 – CCBB – Entrada franca

GARCIA & DIAMANTE QUARTETO - Daniel Garcia (saxofone), Ronaldo Diamante (contrabaixo), Marco Tomaso (piano) e Paulinho Diniz (bateria). O quarteto lança seu primeiro CD. No programa músicas autorais e clássicos do Jazz.


CCBB - Teatro 2 LOTADO


Dia 1 (16 de janeiro) - Garcia e Diamante Quarteto


MÚSICA NO MUSEU - RIO JAZZ FESTIVAL

16 a 31 de janeiro – Entrada franca



Começa no dia 16 de janeiro a terceira edição do Rio JazzFestival. O evento, que nasceu na Sala Baden Powell, dessa vez acontece em associação com o projeto Música no Museu. Os shows espalhados pela cidade (segue roteiro abaixo) apresentam a versatilidade do jazz indo do aspecto erudito ao encontro com o samba.


festival começa com o bebop de Garcia & Diamante Quarteto (16/01 - 12h30 – CCBB). Tem o lado erudito exaltado pelo grupo Tutti (23/01 - 12h30 - CCBB ) mostra o jazz experimental de Augusto Mattoso Trio (27/01- 11h30 – MAM) passando pelo tango na apresentação do grupo Corda toca Piazzolla  (20/01 – 11h30 – MAM) com destaque para o improviso no naipe de contrabaixos do Gravissimo Bass Ensemble (30/01 - 12h30 – CCBB) finalizando com a brasileiríssima gafieira no samba-jazz de Hamleto Stamatto (31/01 – 12h30 – Casa de Rui Barbosa)



Dentro da série, serão lançados 4 cds: Garcia & Diamante Quarteto (16/01); Grupo Corda toca Piazzolla (20/1); Augusto Mattoso Trio (27/1) e “Gafieira Jazz” de Hamleto Stamatto (31/1).

ROTEIRO

1) 16 JANEIRO - Quarta-Feira- 12h30 – CCBB – Entrada franca

GARCIA & DIAMANTE QUARTETO - Daniel Garcia (saxofone), Ronaldo Diamante (contrabaixo), Marco Tomaso (piano) e Paulinho Diniz (bateria). O quarteto lança seu primeiro CD. No programa músicas autorais e clássicos do Jazz.

CCBB – Rua Primeiro de Março, s/nº - Centro.



2) 20 JANEIRO – Domingo – 11h30 – MAM - Entrada franca

GRUPO CORDA -Nikolay Sapoundjiev (violino), Emília Valova (cello), Ana Azevedo (piano), Lipe Portinho(contrabaixo) e André Tandeta (bateria). O grupo lança o CD. No programa: Astor Piazzolla- As Quatro Estações Porteñas, Oblivion, Scualo, Adios Nonino.

Museu de Arte Moderna - Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo

Capacidade: 200 lugares



3) 23 JANEIRO- Quarta-Feira- 12h30 - CCBB - Entrada franca

TUTTI CLÁSSICOS IN JAZZ - Ana Azevedo (piano), Daniel Garcia (saxofone), Lipe Portinho(contrabaixo), André Tandeta (bateria). No programa: Temas da música erudita brasileira e universal em forma de jazz, como: Pavane de Fauré, Siciliano de J.S. Bach e Carmen de Bizet.

4) 26 JANEIRO – Sábado - 18h - HEBRAICA - Entrada franca

ADRIANO SOUZA TRIO - Adriano Souza (piano), Rômulo Gomes (contrabaixo), Xande Figueiredo (bateria). No programa: Músicas autorais e clássicos do Jazz. Adriano Souza – Fundou o grupo instrumental Xekerê. Em 2000, lançou seu trabalho instrumental solo , o cd “Tocando o céu”. Em 2008 participou do show 50 years of Bossa Nova na Austrália ao lado de artistas como Roberto Menescal. Em 2010 participou do Festival de Pianos do Rio de Janeiro. Estará acompanhado por Rômulo Gomes - contrabaixo e Xande Figueiredo – bateria.

5) 27 JANEIRO – DOMINGO - 11h30 - MAM - Entrada franca

AUGUSTO MATTOSO TRIO - Augusto Mattoso (contrabaixo), Ithamar Acieri (piano) e Rafael Barata (bateria). Augusto lança seu terceiro CD autoral. No programa músicas autorais e clássicos do Jazz. Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo. Capacidade: 200 lugares

6) 30 JANEIRO – Quarta-feira - 12h30 - CCBB - Entrada franca

GRAVÍSSIMO BASS ENSEMBLE – Quarteto de contrabaixos: Lise Bastos, Tarcisio Silva, Augusto Mattoso, Lipe Portinho. O Gravíssimo tem como característica os arranjos para a formação e a abertura para o improviso. Trata-se de um quarteto de contrabaixos que para aumentar as possibilidades de timbres também são acompanhados por um piano, Ana Azevedo, e uma bateria, André Tandeta em parte do repertório. Programa:Beatles, Piazzolla e clássicos do Jazz.

7) 31 JANEIRO – Quinta-feira - 12h30 – Casa de Ruy Barbosa - Entrada franca

HAMLETO STAMATTO TRIO – Lançamento do CD “Gafieira Jazz”. No programa: Tom Jobim, João Donato, Jorge Benjor, etc. A vitoriosa carreira do pianista, compositor, arranjador e produtor Hamleto Stamato segue de vento em popa através de múltiplas realizações de sucesso desde quando despontou como radiosa promessa nos anos 90, afirmando-se ao galgar um plano de destaque no panorama da música instrumental brasileira do Século 21. Após gravar três excelentes CDs intitulados SPEED SAMBA JAZZ, editados pela Delira Música com grande sucesso de público e crítica, Hamleto dá continuidade à série com o lançamento simultâneo do CD e DVD, na mesma embalagem, com o subtítulo “Gafieira Jazz”.